Factoring
O fomento comercial, também denominado como factoring, é uma atividade comercial amparada nas normas do direito vigente no país. As empresas de Factoring são sociedades legalmente constituídas, que celebram contrato de Fomento Comercial com pequenas e médias empresas.
A principal finalidade das sociedades de Fomento Comercial é antecipar os recursos necessários ao giro dos negócios de suas empresas-clientes, através da compra à vista dos seus títulos de créditos - cheques e duplicatas - resultantes de venda comercial ou prestação de serviços a prazo.
Empresas de factoring pagam regularmente seus impostos, geram empregos, renda e contribuem para o aumento da liquidez do mercado de crédito.
Factoring no Brasil
O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a fundação da ANFAC, na cidade do Rio de Janeiro. É a principal entidade representativa do setor do fomento comercial brasileiro, com o compromisso de fortalecer o sistema de fomento comercial e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.
A ANFAC, como entidade precursora, vem atuando ao longo destes anos, na construção de um marco regulatório com base nas experiências colhidas no mercado, destinado a manter a estabilidade institucional e a segurança jurídico-operacional com todas as medidas cabíveis para evitar conflitos de interesses e garantir o nível de profissionalismo da atividade.